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Atari Jaguar



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O Jaguar foi o último console lançado pela Atari Corporation. Flare Technology, uma companhia formada por Martin Brennan e John Mathielson, disseram que não poderiam fazer um console superior ao Mega Drive da Sega ou o Super Nintendo, mas fariam um console com preço competitivo. Impressionada pelo seu trabalho na Konix Multisystem, a Atari persuadiu-os a fundir a Flare Technology com a Atari, formando uma nova companhia chamada Flare II. A Flare II inicialmente trabalhou no desenvolvimento de dois consoles. Um deles, com arquiterura de 32 bits (codinome Panther), e o outro um sistema de 64 bits (codinome Jaguar). Posteriormente, com o progresso do sistema Jaguar acima do esperado, a Atari cancelou o Panther, projetando manter o foco no desenvolvimento do Jaguar. O Jaguar foi lançado em novembro de 1993, pelo preço inicial de U$249,99,[2] um acordo de menos de 500 milhões de dólares com a IBM. O sistema inicialmente lançado somente em Nova York e São Francisco Bay. A versão para o resto do país foi lançada posteriormente em 1994.

O Jaguar foi lançado com o slogan "Do The Math",[2] anunciando sua superioridade em relação aos sistemas concorres de 16 e 32 bits. Seu marketing era extremamente agressivo, apontando a superioridade do Jaguar em relação aos sistemas da época, como Mega Drive e 3DO. Inicialmente, o Jaguar vendeu bem, superando inclusive o aclamado e popular 3DO, mas isto durou apenas durante o período de férias de 1993. O Jaguar não pôde sustentar as vendas passando este momento de seu lançamento. As desenvolvedoras de jogos contribuíram para o declínio das vendas: poucos jogos lançados, dificuldade em lançar novos títulos, jogos de pouca qualidade. Contribui ainda a história da Atari com seu Atari 2600, que ficou irremediavemente manchada com seus futuros clientes e desenvolvedores.

O Jaguar mereceu elogios com vários hits, como Tempest 2000, Doom e Wolfenstein 3D.[4] O título de maior sucesso do Jaguar foi sem dúvida Alien vs. Predator. Alien vs. Predator e Tempest 2000 foram frequentemente considerados como títulos definitivos do Jaguar.[2] O restante se reduz a uma pequena biblioteca de jogos[5] para desafiar os video games de 16 bits, que nunca ganharam notoriedade e caíram no esquecimento. Os desenvolvedores também se queixaram do controle do jaguar, que é muito complexo, com 15 botões e pouco prático.[6][7]

A falta de títulos foi atribuída a dois fatores: os questionáveis longos termos que os desenvolvedores de jogos deveriam assinar ao desenvolver os jogos e a natureza problemática para desenvolver jogos para o Atari Jaguar. A Atari teve uma oportunidade para convencer os desenvolvedores de jogos, vital para a diversidade da biblioteca de jogos do Jaguar, com uma sólida performance de varejo, mas não aproveitou a oportunidade e após as férias que marcaram o lançamento do Jaguar, as baixas vendas questionaram a viabilidade do negócio da Atari. Como as vendas do 3DO (que custava em torno de três vezes o preço do Jaguar) foram bem sucedidas, a Atari falhou em atrair desenvolvedores que já estavam desenvolvendo em outras plataformas. Além do mais, o hardware do Jaguar foi prejudicado por uma falha no controlador de memória da CPU, que impedia a execução de determinados códigos pela memória RAM. Menos grave, mas também importante, defeitos na UART. A falha no controlador poderia ter sido atenuada por um código de desenvolvimento maduro, para desafogar os programadores de ter de detalhar cada pedaço de código. As ferramentas de desenvolvimento para o Jaguar saíram muito mais tarde que os programadores imaginaram, e a documentação era incompleta. Ainda por cima, o código de desenvolvimento oferecido era o tedioso assembly.

No final de 1995, o destino do Jaguar estava selado. As vendas da Atari caíram pela metade, de 38,7 milhões de dólares em 1994 para 14,6 milhões de dólares em 1995 [1] . Em uma certa manhã de 1995, a Atari Corp. lançou um anúncio comercial com entusisasmo enaltecendo o poderoso sistema de jogo. O comercial foi exibido a maior parte do ano, mas não exatamente para vender o estoque dos sistemas Jaguar. No arquivo 10-K405 SEC Filing, de 12 de abril de 1996, a Atari informou seus acionistas da verdadeira natureza do negócio:

Desde o lançamento do Jaguar em 1993 até o final de 1995, a Atari vendeu aproximadamente 125 mil unidades do Jaguar. Em 31 de dezembro de 1995, Atari tinha aproximadamente 100 mil unidades do Jaguar em estoque.[1]

Em uma entrevista [8] Sam Tramiel, CEO da Atari Corp. e filho de Jack Tramiel, declarou que o Jaguar era mais poderoso que o Sega Saturn e ligeiramente mais fraco que o Playstation. Ele também disse que o Playstation para entrar no mercado americano, deveria ser vendido a 500 dólares, e se fosse vendido a 300 dólares, seria uma tática ilegal de mercado que a Atari iria contestar em tribunal. Quando o Sony Playstation foi lançado no mercado americano seu preço era de 299 dólares. Tramiel concedeu uma entrevista, que foi selecionada como número 3 na GameSpy Top 25: Momentos mais estúpidos dos Games.[8]

A produção do Jaguar foi encerrada depois que a Atari Corp. foi fundida com a JT Storage em um processo judicial.[9] Em um último esforço para ressuscitar o Jaguar, Atari Corporation tentou atacar a concorrência, proclamando o Jaguar como único sistema de 64 bits. Essa afirmação é questionada por alguns pessoas, devido a sua CPU (Motorola 68000) e sua GPU executarem instruções de 32 bits, mas o controle de sinais do gráfico dos co-processadores (acelerador gráfico) ser de 64 bits. A posição da Atari Corp. era que a simples presença de uma arquitetura de 64 bits para gráficos era suficiente para validar a afirmação. As especificações do harware do Jaguar aludem ao GPU ou DSP sendo capaz de agir como uma CPU, deixando o Motorola 68000 para servir apenas como controlador. Na prática, todavia, alguns desenvolvedores usaram o Motorola 68000 como drive lógico de jogo.

Apesar da curta vida do console, alguns acessórios foram anunciados. Mas, apenas o ProController, o drive Atari Jaguar CD e o JagLink (um dispositivo que permite ligar dois consoles Jaguar em uma rede simples) foram lançados. Um modem e um dispositivo de realidade virtual (com infra-vermelho), existiram em protótipo, mas nunca foram comercializados.

Após as propriedades da Atari Corporation haverem sido adquiridas pela Hasbro Interactive no final dos anos 1990, a Hasbro liberou os direitos do Jaguar, declarando o console uma plataforma aberta para os desenvolvedores Homebrew.[10] Alguns desenvolvedores, incluindo Telegames e Songbird Production, não lançaram somente o material não finalizado do Atari Jaguar, mas também vários jogos títulos novos para o sistema. O mais recebendo lançamento foi o jogo estilo arcade "Mad Bodies" da Force design em 2 de maio de 2009.

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